terça-feira, 27 de outubro de 2009

SUPERLOGO 3.0





SUPERLOGO 3.0



DEFINIÇÃO


O SuperLogo 3.0 é uma linguagem de programação deriva do Logo que segundo Valente (1993, p. 15) “tem duas raízes: uma computacional e a outra pedagógica. Do ponto de vista computacional, as características do Logo que contribuem para que ele seja uma linguagem de programação de fácil assimilação são: exploração de atividades espaciais, fácil terminologia e capacidade de criar novos termos ou procedimentos.” Sobre o seu aspecto pedagógico Valente (1993, p. 18) nos ensina que “está fundamentado no construtivismo piagetiano.”






A TELA DO SuperLogo 3.0




PRINCIPAIS COMANDOS



COMANDO AÇÃO


PF 100 Movimenta a tartaruga 100 passos para frente (posição)


PT 200 Movimenta a tartaruga 200 passos para trás (posição)


PD 90 Gira a tartaruga 90 graus à direita (orientação)


PE 70 Gira a tartaruga 70 graus à esquerda (orientação)


TAT Limpa a tela e posiciona a tartaruga na sua posição inicial (centro da tela - posição [0,0] no eixo de coordenadas cartesianas) e orientação (0° em relação a um eixo imaginário) originais.


UN Permite movimentar a tartaruga sem desenhar a trajetória na tela


UB Permite movimentar a tartaruga apagando traços que estejam na sua trajetória


UL Permite movimentar a tartaruga desenhando a trajetória na tela


DT Torna a tartaruga invisível


AT Torna a tartaruga visível


MUDECL N.° Muda a cor do traço


MUDECF N.° Muda a cor do fundo


REPITA n.° [lista de comandos da ação] Usado para repetir uma ação ou seqüência de ações um determinado n.° de vezes.


PINTE Comando usado para pintar o interior de uma região – para isso a tartaruga deve ser movimentada para dentro da região


+ Operação de adição


- Operação de subtração


* Operação de multiplicação


/ Operação de divisão


MENUS



Os menus do SuperLogo 3.0 são auto-explicativos e de fácil assimilação. No menu “Ajuda” opção “índice” estão listados todos os comandos do SuperLogo 3.0. Ao selecionar um dos comandos pode-se ter acesso à sua sintaxe. O índice é uma espécie de manual interno do software.


 




BIBLIOGRAFIA


VALENTE, J. A. (org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas, [SP]: Gráfica Central da UNICAMP, 1993


ROCHA, H. V.; FREIRE, F. M. P. e PRADO, M. E. B. B. Memo 35 - Tartaruga, Figuras, Palavras, Listas e Procedimento: Um primeiro passeio pelo Logo-SuperLogo 3.0