terça-feira, 17 de novembro de 2009

Aula do Portal do Professor

Aula do Portal do Professor



BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA: cantigas do tempo dos avós e dos pais


28/09/2009


Autor Gilka Silva Pimentel


NATAL - RN


NÚCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI


Co-autor (es)


Maria Núbia Pessoa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade


Estrutura Curricular


Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema


Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico


Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar


Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita


Educação Infantil Movimento Expressividade


Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula


• Ouvir e cantar cantigas de roda.


• Conhecer e aprender algumas brincadeiras que os pais/avós brincavam na sua infância.


Duração das atividades


Cada atividade será desenvolvida aproximadamente em 15 minutos.


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


• Conhecer algumas cantigas de roda.


Estratégias e recursos da aula


1º MOMENTO:


Considerando o levantamento das brincadeiras dos pais e avós professor(a) converse com as crianças sobre as brincadeiras que eram realizadas antigamente, mostrando que muitas dessas brincadeiras permanecem. Depois organize com as crianças uma lista dessas brincadeiras.


Leia a lista e pergunte as crianças qual das brincadeiras elas conhecem, sugira às crianças escolher algumas dessas cantigas para brincarem.



Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. Turma 3. NEI-CAp/UFRN,2009.


2º MOMENTO:


Leve um CD e ouça algumas cantigas de roda. Depois escolha uma das cantigas para brincar. Professor (a) nesse momento explique para as crianças como se realiza a brincadeira escolhida. O Grupo de crianças deverá fazer os movimentos sugeridos na letra da música.


Para ouvir algumas cantigas de roda acesse os sites abaixo:

http://cliquemusic.uol.com.br/discos/ver/cantigas-de-roda




http://www.cantigaderoda.com/

http://www.youtube.com/watch?v=zguZKRaETC0

3º MOMENTO:


Assista ao vídeo sobre brincadeiras antigas. Depois discuta com as crianças sobre as brincadeiras que aparecem no vídeo. Em seguida, faça o registro através do desenho com giz de cera ou hidrocor em papel ofício colorido ou outro tipo de papel.

http://www.youtube.com/watch?v=CO_BctkwTek&feature=related

Recursos Complementares


Letras de algumas cantigas de roda

http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm

Avaliação


Avaliar se a criança:


• Relata fatos pesquisados sobre a infância dos pais.


• Ouviu e cantou as músicas ensinadas pelos avós/pais.









WEBQUESTION

WEBQUESTION


Definição

Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web. O conceito de Webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa. Dodge a define assim: "Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."

Descrição geral

Em geral, uma Webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos. A Webquest sempre parte de um tema (o Egito Antigo, por exemplo) e propõe uma Tarefa, que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor. Essas fontes (também chamadas de recursos) podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web. É comum que a Tarefa exija dos alunos a representação de papéis (faraó, arquiteto, escravo), para promover o contraste de pontos de vista ou a união de esforços em torno de um objetivo.

Tipos

Bernie Dodge divide a Webquest em dois tipos, ligados à duração do projeto e à dimensão de aprendizagem envolvida:
Webquest curta - leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e tem como objetivo a aquisição e integração de conhecimentos.
Webquest longa - leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos, em sala de aula, e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.

Seções da WQ

Como regra geral, uma Webquest é constituída de sete seções:

1. Introdução
2. Tarefa
3. Processo
4. Fontes de informação
5. Avaliação
6. Conclusão
7. Créditos

Introdução

A Introdução é um texto curto, que apresenta o tema e antecipa para os alunos que atividades eles terão de realizar.
Se a WQ tem um cenário ou pede representação de papéis ("Você é um detetive tentando descobrir um poeta misterioso"), isso deve ser mencionado na Introdução.

Tarefa

A Tarefa descreve que “produto” se espera dos alunos ao final da Webquest e que ferramentas devem ser utilizadas para elaborá-lo (um determinado software, por exemplo).
Exemplos de Tarefas:

• Resolver um problema;
• Solucionar um mistério;
• Formular e defender uma opinião;
• Analisar uma problemática;
• Colocar em palavras uma descoberta pessoal;
• Elaborar um resumo;
• Inventar uma mensagem persuasiva;
• Redigir um relato jornalístico, ou
• Qualquer coisa que exija dos aprendizes processar e transformar as informações coletadas.

Processo

O Processo deve apresentar os passos que os alunos terão de percorrer para desenvolver a Tarefa. Quanto mais detalhado for o processo, melhor.

Exemplo:

1. Primeiro, formem grupos de três alunos.
2. Em seguida, decidam o papel que cada um vai representar.
3. ...e assim por diante.

Na seção Processo, também cabe sugerir de que forma os alunos deverão organizar as informações que serão reunidas: usando fluxogramas, mapas mentais, checklists etc.

Fontes de informação

As fontes de informação (também chamadas de recursos) são os sites e páginas Web que o professor escolhe e que devem ser consultados pelos alunos para realizar a Tarefa. As fontes de informação costumam ser parte integrante da seção Processo, mas também podem constituir uma seção separada.

Avaliação

Na seção Avaliação, o aluno deve ser informado sobre como o seu desempenho será avaliado e em que casos a verificação será individual ou coletiva. O gabarito de avaliação abaixo pode ser usado pelo professor para montar essa seção.

Conclusão

A Conclusão deve resumir, em poucas frases, os assuntos explorados na Webquest e os objetivos supostamente atingidos. A conclusão é também o espaço para incentivar o aluno a continuar refletindo sobre o assunto, através de questões retóricas e links adicionais.

Créditos

A seção de Créditos deve apresentar as fontes de todos os materiais utilizados na Webquest: imagens, músicas, textos, livros, sites, páginas Web. Se as fontes são sites ou páginas Web, colocam-se os links. Quando os materiais são físicos, colocam-se as referências bibliográficas. Créditos é também o espaço dos agradecimentos a pessoas ou instituições que de algum modo tenham colaborado na elaboração da Webquest.

Objetivos educacionais

A metodologia Webquest pode ajudar o educador a alcançar objetivos educacionais importantes:

Modernizar modos de fazer educação

As WQs fornecem orientações bastante concretas para tornar possível e efetivo o uso da Internet. E isso, na forma e na essência, é uma maneira de praticar uma educação sintonizada com nosso tempo.

Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas

Conteúdos publicados na Internet, sobretudo os produzidos profissionalmente, refletem saberes e informações recentes. Além disso, são produtos autênticos que fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

Promover aprendizagem cooperativa

As WQs estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos. Aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação.

Desenvolver habilidades cognitivas

O modo de organizar Tarefa e Processo numa Webquest pode oferecer oportunidades concretas para o desenvolvimento de habilidades do conhecer que favorecem o aprender a aprender.

Transformar informações ativamente (em vez de apenas reproduzi-las)

Na educação tradicional, parece que a preocupação central é armazenar e reproduzir "matéria". Na perspectiva sugerida por Dodge, o importante é acessar, entender e transformar as informações existentes, tendo em vista uma necessidade, problema ou meta significativa.

Incentivar a criatividade

Se bem concebida, a Tarefa planejada para uma Webquest engaja os alunos em investigações que favorecem criatividade.

Favorecer o trabalho de autoria dos professores

Webquest devem ser produzidas por professores, não por especialistas ou técnicos. A idéia é oferecer oportunidades concretas para que os professores se vejam como autores de sua obra e atuem como tal.

Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos

Concebidas como publicações típicas do espaço Web (abertas, de acesso livre, gratuitas etc.), as Webquest são uma forma interessante de cooperação e intercâmbio docente.

O Professor Dodge gosta muito de receber comentários e contribuições sobre webquest e por isso coloca seu e-mail à disposição: bdodge@mail.sdsu.edu