terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tecnologias também servem para informar e comunicar

Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação – Vani Moreira Kenski - 2007

Resumo do texto: Tecnologias também servem para informar e comunicar.

Tecnologias de informação e de comunicação: As TICs e as NTICs


Kenski(2007) fala sobre a “tecnologia de inteligência” que foi criada pelo homem e sua base é imaterial e existe como linguagem. A tecnologia está avançando cada dia e ela nos insere em diferentes espaços, inclusive nas profissões e assim criando outras. As TICs foram se inovando e agora se tem as NTICs, as novas tecnologias, porém o termo ‘nova’ com o tempo cai em desuso.


A linguagem oral

Por meio da fala o indivíduo se expressa, comunica fatos, dialoga com outro ser, mas nem sempre foi assim. O homem antes da aprendizagem da fala comunicava-se por meio de sons, grunhidos, etc. Os grupos passaram a ter uma particularidade, cada um possuía uma maneira de expressar a “fala”. Hoje nas escolas a linguagem oral se faz presente e tem sua importância dentro deste contexto.


A linguagem escrita

Com a agricultura surge a criação da escrita. Nas sociedades se faziam o uso da língua oral em que a repetição e a memorização eram marcas fundamentais; mas na sociedade escrita, a organização é melhor e as informações são armazenadas. Kenski cita os materiais que eram utilizados para a escrita, como o pergaminho e o papiro. Mas que não eram de uso geral por serem caros, até que os chineses inventaram o papel. Com a escrita vem a autonomia, a informação se dá por esta forma, sem necessidade da presença física. Quanto à memorização isso também termina, já que no papel se faz o registro podendo ler o conteúdo a qualquer momento.


A linguagem digital

Esta linguagem se articula com a informação e a comunicação, interagindo e aprendendo com ela. A linguagem de síntese vai englobar a oralidade e a escrita em novos contextos. Essa tecnologia vem para agilizar e modernizar os diversos processos. Destaque neste tipo de linguagem são os hipertextos “que são seqüências em camadas de documentos interligados, que vão funcionar como páginas sem numeração e trazem informações sobre determinados assuntos”. Já o hipermídia é quando no meio do texto tiver fotos, vídeos, sons, etc. o mais interessante é que o usuário define o que ele quer ler e vê o que é mais importante considerar de acordo com seu ponto de vista.

A confluência das tecnologias, o híbrido tecnológico

Com a tecnologia a informação se articula nos diversos mecanismos e chega com rapidez ao usuário. Pela internet a interação entre indivíduos acontece independente de onde a pessoa estiver fora do país ou dentro do território e porque não dizer fora e dentro do planeta.


Redes

O que são? É mais do que uma interligação de computadores. São articulações gigantescas entre pessoas conectadas com os mais diferenciados objetivos. “A internet é a rede das redes e espaço de integração e articulação de todas as pessoas conectadas com tudo e que existe no espaço digital, o ciberespaço” por meio do modem, linhas telefônicas acontece a interatividade entre os computadores e entre as pessoas. Porém, para participar disto o usuário deve entender as tarefas executadas por uma realidade, como a tecnologia se renova a cada dia, deve-se estar atento para não ficar perdido. É bom que se domine o inglês já que na maioria das vezes as informações aparecem neste idioma.


Televisão digital

Esta inovação garante ao telespectador alta definição de imagem e som. Sua transmissão pode ser por radiofreqüência, por satélite, internet. Esta TV promove acessibilidade e interatividade. Aqui o usuário assistir o que melhor lhe parece.


A nova tecnologia, mudando o mundo

Segundo a autora, as redes não têm centro ou liderança, mas funcionam articulando uma diversidade de elementos (redes ou nós) conectados e me permanente movimento. Mas é sabido que as tecnologias não são de acesso comum, nem todos podem ter acesso devido ao alto custo e pela necessidade de conhecimentos para sua utilização.