terça-feira, 3 de novembro de 2009

PROJETO CONTE E CANTE




APRESENTAÇÃO:

Diante do desafio de tornar o ambiente escolar um espaço agradável de descobertas, de aprendizados, de socialização e crescimento, sente a necessidade de criar o projeto: “Conte e cante’”. O projeto que tem como principais ferramentas a literatura infantil e a música e procura resgatar o prazer e alegria de ouvir histórias e cantar músicas, despertando nas crianças o gosto pelas artes e abrindo caminhos para um enobrecimento do processo de aprendizagem.






JUSTIFICATIVA:


Trabalhar literatura infantil e música para despertar nas crianças o gosto pela leitura, pela música, pela arte. A necessidade de despertar nas crianças a valorização de si mesma e dos outros. Compreender a importância do respeito e a aceitação do outro com suas diferenças.



 
OBJETIVO GERAL:

Compreender o quanto é importante aceitar o outro com suas diferenças.


Entender que cada pessoa tem o seu valor


Desenvolver nas crianças o respeito mútuo e a solidariedade.





OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Desenvolver a auto-estima e a aceitação de si mesmo e do outro


• Despertar o interesse pelos livros e conscientizar sobre a importância dos mesmos.


• Estimular a leitura e motivar a oralidade.


• Entender que temos um grande valor, bem como todos os nossos colegas.


• Enriquecer o vocabulário.


• Despertar a imaginação e a criatividade nas atividades artísticas das ilustrações e reconto das histórias.


• Desenvolver habilidades para compreender as idéias e as mensagens contidas em obras de literatura infantil e músicas, por meio de leituras e contação de histórias.


• Desenvolver a percepção auditiva e a coordenação motora.





DESENVOLVIMENTO:

Por meio de histórias, livros, atividades artísticas, músicas e jogos, as crianças ampliarão seus conhecimentos da língua portuguesa de forma divertida e com significado para as mesmas.






PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS:

• Leitura e contação de histórias;


• Interpretação das ilustrações das obras;


• Dramatização, mímica, desenho e colagem;


• Produções artísticas individuais e coletivas;


• Atividades orais para desenvolver a construção da escrita convencional;


• Jogos e brincadeiras envolvendo os temas abordados nas obras e nas músicas;


• Atividades de musicalização.





RECUROS HUMANOS:

• Professora;


• Estagiária;


• Pedagoga;


• Professor de artes.






RECURSOS MATERIAIS:

• Papel cenário;


• Cartolina;


• Papel cartão;


• Fita crepe colorida;


• Papel chamex;


• Papel crepon;


• Livros de histórias infantis;


• CD;


• Som (toca cd)


• Tesouras;


• Lápis de cor;


• Giz de cera;


• Cola;


• Tintura de dedo;


• Massa de modelar;


• Pincéis atômicos e canetinhas;






AVALIAÇÃO:

A avaliação acontecerá no decorrer do processo durante o desenvolvimento das atividades, observando a participação e o interesse das crianças, procurando sempre propor novos desafios.





CULMINÂNCIA:


Exposição das atividades e produções artísticas realizadas durante o projeto. Exposições das fotos de registros das atividades realizadas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário