PROJETO CONTE E CANTE
APRESENTAÇÃO:
Diante do desafio de tornar o ambiente escolar um espaço agradável de descobertas, de aprendizados, de socialização e crescimento, sente a necessidade de criar o projeto: “Conte e cante’”. O projeto que tem como principais ferramentas a literatura infantil e a música e procura resgatar o prazer e alegria de ouvir histórias e cantar músicas, despertando nas crianças o gosto pelas artes e abrindo caminhos para um enobrecimento do processo de aprendizagem.
JUSTIFICATIVA:
Trabalhar literatura infantil e música para despertar nas crianças o gosto pela leitura, pela música, pela arte. A necessidade de despertar nas crianças a valorização de si mesma e dos outros. Compreender a importância do respeito e a aceitação do outro com suas diferenças.
OBJETIVO GERAL:
Compreender o quanto é importante aceitar o outro com suas diferenças.
Entender que cada pessoa tem o seu valor
Desenvolver nas crianças o respeito mútuo e a solidariedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Desenvolver a auto-estima e a aceitação de si mesmo e do outro
• Despertar o interesse pelos livros e conscientizar sobre a importância dos mesmos.
• Estimular a leitura e motivar a oralidade.
• Entender que temos um grande valor, bem como todos os nossos colegas.
• Enriquecer o vocabulário.
• Despertar a imaginação e a criatividade nas atividades artísticas das ilustrações e reconto das histórias.
• Desenvolver habilidades para compreender as idéias e as mensagens contidas em obras de literatura infantil e músicas, por meio de leituras e contação de histórias.
• Desenvolver a percepção auditiva e a coordenação motora.
DESENVOLVIMENTO:
Por meio de histórias, livros, atividades artísticas, músicas e jogos, as crianças ampliarão seus conhecimentos da língua portuguesa de forma divertida e com significado para as mesmas.
PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS:
• Leitura e contação de histórias;
• Interpretação das ilustrações das obras;
• Dramatização, mímica, desenho e colagem;
• Produções artísticas individuais e coletivas;
• Atividades orais para desenvolver a construção da escrita convencional;
• Jogos e brincadeiras envolvendo os temas abordados nas obras e nas músicas;
• Atividades de musicalização.
RECUROS HUMANOS:
• Professora;
• Estagiária;
• Pedagoga;
• Professor de artes.
RECURSOS MATERIAIS:
• Papel cenário;
• Cartolina;
• Papel cartão;
• Fita crepe colorida;
• Papel chamex;
• Papel crepon;
• Livros de histórias infantis;
• CD;
• Som (toca cd)
• Tesouras;
• Lápis de cor;
• Giz de cera;
• Cola;
• Tintura de dedo;
• Massa de modelar;
• Pincéis atômicos e canetinhas;
AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá no decorrer do processo durante o desenvolvimento das atividades, observando a participação e o interesse das crianças, procurando sempre propor novos desafios.
CULMINÂNCIA:
Exposição das atividades e produções artísticas realizadas durante o projeto. Exposições das fotos de registros das atividades realizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário